A curva belíssima?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010 by Sean


Chegou-me um pedido para assinar esta petição, que se propõe a unir as três claques Sportinguistas numa curva.
Sinceramente, sou contra. Já tive oportunidade de assistir ao "efeito curva belíssima" no estádio José Alvalade e de assistir a este efeito no Alvalade XXI no célebre 5-3 ao Benfica. O estádio sente esse efeito de uma maneira especial, os jogadores também o sentirão, mostra a grandeza de um clube, o apoio dos seus adeptos, a escola da claque mais antiga de Portugal.
Assisto frequentemente ao "efeito Sul - Norte" que é o que se vive em Alvalade por estes dias. Temos a JuveLeo no topo Sul e o DUXXI, a Torcida e a pequena mas existente Brigada, no topo Norte.
Acho que quando se pede esta mudança têm de se ter em conta uma série de factores importantes, que seriam:
1- A história da separação entre JL e DUXXI que levou a criação desta última e os momentos de tensão vividos desde esses dias entre estas duas claques, agora obviamente num ambiente mais harmonioso que aplaudo;
2- A história do próprio DUXXI que está indissociavelmente ligada ao topo Norte do estádio;
3- A vontade do Sporting CP, das próprias claques e dos associados.

Se há alguns que suportam a ideia de criar um verdadeiro inferno com as claques a cantar a uma voz eu prefiro ouvir os dois topos a apoiar a equipa, assim "povoam" as clareiras que por vezes há no estádio contagiando o público mais comedido que está em redor e apoiam a equipa qualquer que seja a direcção do seu ataque.
Não quero com isto dizer que sou contra uma união total das claques, aliás é precisamente o contrário, sou a favor da harmonia nas bancadas de Alvalade e de uma maior aproximação nos cânticos, coreografias and so on, como o que se vive hoje.

3 recortes:

  1. Rits
    12 de janeiro de 2010 às 22:34

    Subscrevo tudo o que foi dito. De facto, a história associada às três claques distingue-as claramente, contribuindo ao mesmo tempo para a história do clube. Não acredito que a união passe por uma curva a uma só voz, a união passa, sim, por um maior entendimento dentro e fora do estádio, por um maior incentivo, mais e melhores coreografias, enfim, divergências à parte, essa união já lá está, já existe, funda-se no clube, no Sporting.

    :P

  1. João Pinto Costa
    14 de janeiro de 2010 às 04:50

    Apoio o mesmo no meu clube entre os super e os colectivo. Eles separados estão muito bem.E já assim sabe Deus...

Enviar um comentário