O Acordo já havia sido assinado no Verão de 2008 (actualizado em Novembro de 2009), entre EUA, Polónia e República Checa e previa a instalação de mísseis de defesa (Mísseis Patriot) às portas da Rússia. Já por essa altura Medvedev tinha mostrado desagrado com o Acordo e até tinha referido que este seria um passo atrás no pacto de desmantelamento de armas nucleares entre os EUA e a Rússia, ainda assim nada mudou.
O Ministro da Defesa da Polónia veio agora confirmar que serão instalados complexos de mísseis Patriot a cerca de 100 quilómetros da fronteira de Kalininegrado (território Russo, "encravado" entre a Lituânia e a Polónia).A reacção da Rússia não se fez esperar e a Marinha de Guerra já fez questão de informar que face a este facto vão enviar mais corvetas para o Mar Báltico com sistemas de mísseis de alta precisão e longo alcance.
Esta decisão vem assim desfavorecer as relações entre Varsóvia e Moscovo e entre os EUA e a Rússia. E Obama torna, a semelhança do que aconteceu com o reforço militar no Afeganistão, a militarizar ou "missilizar" uma zona sensível. Não serão já demasiadas incongruências com o prémio de Oslo? Ou será assim tão pesado o legado da Guerra fria?
0 recortes: