Sporting: Tutela post-mortem

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 by Sean

É tempo de fechar portas e discutir. Discutir o futuro, discutir o presente. Recordar o que fomos no passado, o que ainda falta cumprir. E falta cumprir tanto Sporting.
Em primeiro lugar dizer que este é o ano mais negro da história sportinguista desde que me lembro, desde que existo. O Sporting já não luta pelo campeonato. Nunca lutou esta época. Esta fora das outras competições nacionais, a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Sendo que nestas duas últimas fomos eliminados pelo FC Porto por 5-2 e pelo SL Benfica por 1-4 respectivamente, este último em casa, o que fez os adeptos perder a cabeça depois da derrota contra o Braga por 1-0 para o campeonato hipotecando assim as hipóteses que a matemática nos abria.
Quem me conhece sabe o quanto gosto do Sporting mas há alturas em que temos de reconhecer que batemos no fundo. E o Sporting bateu.
A história do Sporting começa com desejos de ser um dos maiores da Europa. E assim foi/é. O Sporting é grande enquanto potência desportiva, o Sporting é grande enquanto clube português, o Sporting é grande nos seus adeptos. o Sporting é grande e é um grande diferente. Não é só grande, é grande e especial.
No entanto, a especialidade da sua grandeza reside no facto de não ter conquistado muitos títulos , mas de ser uma equipa de topo, uma equipa que tem disputado o lugar na Champions, que não falha uma competição europeia há algum tempo, uma equipa que tem de ser sempre considerada favorita pela qualidade do seu plantel.
Contudo, quando se observa o palmarés do Sporting e estabelecendo-se como linha temporal o 25 de Abril de 1974 vemos que o Sporting conquistou 5 campeonatos (73/74; 79/80; 81/82; 99/00; 01/02), 7 taças de Portugal e 7 Supertaças, o que num total de quase 36 anos faz com que o Sporting tenha arrecadado 19 títulos. Manifestamente pouco para um clube da dimensão do SCP.
Mas do que vinha hoje falar é do clube que vejo hoje por Alvalade. Um clube sem chama, sem a garra que sempre nos caracterizou, sem o esforço, a dedicação, a devoção e irremediavelmente, sem a glória.
Os últimos anos foram pesados para o Sporting. O ano que passou fez a melhor campanha na Champions mas também sofreu das derrotas mais pesadas da sua história os famosos 0-5 e 7-1 (12-1) com o Bayern, ou os 5-2 contra o Barcelona. Perdeu a taça da liga de forma injusta para o Benfica (depois de uma actuação vergonhosa de uma equipa de arbitragem mas não se pode fazer depender uma época de actuações de agentes terceiros).
Hoje o Sporting perdeu contra o rival por 4-1 e todos os programas desportivos o dão como morto à partida.
Eu hoje escrevo os novos objectivos do Sporting:
1. Unir a massa associativa em torno de um projecto comum e de um presidente forte que faça jus à legitimidade democrática que obteve nas urnas para liderar o Sporting
2. Acabar com guerrilhas internas.
3. Deixar cair quem tiver de cair e acabar com o grupo dos "intocáveis" de Alvalade
4. Restaurar a imagem do Sporting do séc. XX
5. Pedir desculpa por não estar a cumprir os objectivos para que foi criado

Para terminar dizer apenas aos que dizem que o Sporting disputa o 4º lugar e por isso já não é pedra no sapato dos três primeiros. Resta-me dizer que o Sporting joga para as competições europeias e esse é o objectivo de recurso, no entanto não joga noutra divisão. O Sporting já não poderá conquistar o campeonato mas pode tirar o campeonato a alguém...

0 recortes:

Enviar um comentário