É Owen Pallett, lembrem-se

sexta-feira, 12 de março de 2010 by l.

No dia 11 de Março fui ao Teatro Maria Matos, para ver um concerto de Owen Pallett. E o que sabia eu do antigo senhor Final Fantasy? Era um violinista, afilhado dos Arcade Fire, grande amigo de Patrick Wolf e semelhante ao grande Andrew Bird. O que não sabia? Tudo o resto.


O que se passou naquela noite foi inesquecível. A começar pela primeira parte do concerto, dos metaleiros a la Nightwish portugueses, os Ava Inferi. Inesquecíveis de tão maus. Tão maus que o público pensava que se tratava de uma piada...

Depois, aparece Owen Pallett e companhia a montar o estaminé, e foi logo brindado com uma grande salva de palmas. Até que começou o concerto. Aí, o silêncio reinou. Silêncio de estupefacção. No final da primeira música, todos percebemos que estávamos na presença de um génio. Viu-se isso na maneira de fazer as músicas. Gravava os ritmos e melodias no momento, e colocava-os em loop. Tudo com um violino (clássico) e pedais de loop e gravação. A certa altura aparece outro músico, o estranhíssimo Thomas Gill, a ajudar com guitarradas leves, vozes, percussão e assobios. E mais não era preciso, porque Pallett consegue transformar o violino em guitarras, baixo, contra-baixos e até alguma percussão. Enfim, fantásticos. Com ovações em pé e dois encores à mistura, destaco a "E is for estranged" e a versão fantástica da "Fantasy" de Mariah Carey.

Para quem não foi, uma palavra: vão ver ao youtube, seus parvos!

0 recortes:

Enviar um comentário