We Don't Care About Music Anyway...

sábado, 1 de maio de 2010 by l.


Acabo de chegar do Cinema de São Jorge, onde fui ver um documentário sobre música experimental no Japão, integrado no IndieLisboa. O filme chama-se "We Don't Care About Music Anyway...".


Na verdade, o título diz muito sobre o filme. Isto porque de facto eles não queriam saber de música, queriam apenas captar sons para fazer as coisas de forma diferente do normal, out of the box. Eram cinco, e cada um tinha a sua maneira particular de o fazer.

Destaco duas cenas onde se percebe o que digo. Numa, Fuyuki Yamakawa, o cabeludo, explica como capta sons do seu corpo: prende um microfone de contacto à cana do nariz e bate violentamente no crânio para fazer algo parecido com percussão. Noutra, Tomoko Shimazaki, a rapariga, toca guitarra no máximo, sem grande noção, o que explica: também, não era preciso saber tocar, a guitarra estava ligada a um amplificador no máximo e o som é sempre igual. Duas cenas, mas poderiam ser muitas mais.

No fim, percebi que tinha visto um filme sobre barulho. E se um dos co-realizadores não teve palavras para explicar o filme, imaginem a minha dificuldade. Imagino agora o que seria ver o filme de olhos fechados... Enfim, uma experiência Indie, da qual destaco o momento fantástico que encerra o filme, com um violoncelo a ser tocado de maneira peculiar.

P.s.: Dois reparos à organização: 1) quando apresentam o filme, façam-no em português e inglês, e não só nesta última. Afinal, estamos em Portugal; 2) a quem escreveu as legendas, pede-se que saiba escrever. "Lembraste" onde devia estar "lembras-te" e "vês" onde devia ser "vez" são erros básicos demais!

0 recortes:

Enviar um comentário