RE Já estou enjoado de tantas cambalhotas!

sexta-feira, 17 de julho de 2009 by Sean

Em primeiro lugar quero dizer que o Sean pretende ser uma personagem sem côr política, orientação, modelo partidário e tudo o que defina uma rotulagem de Socialista, Social-Democrata, Democrata-Cristão, whatever… Acedo ao apelo do Christian por uma manifesta simpatia para com a figura esbelta que é Helena Roseta. Ora vamos lá, à parte de todas as discussões sobre o passado da senhora ela é militante do PS mas lidera o Movimento de Cidadãos por Lisboa (CPL), até aqui nada contra, a democracia permite-o e agradece! Acharão estranho que se troque o PSD pelo PS sendo partidos de modelo ideológico tão diferente, pois bem, eu digo que MRPP e PSD também o são e quem oscilou entre os dois é hoje Presidente da Comissão Europeia (e será por mais 5 anos, assim espero como Português, assim espero como Europeu), se há algo de mal na mudança? Não creio!

Em relação às questões colocadas, como foi por ti anunciado, temos sempre uma opinião, este tema não será excepção.
1. “António Costa fez um trabalho assim tão bom, ou a senhora está a precisar de tacho?”
R.: Na minha opinião, António Costa fez o que se propôs fazer em 2007 com uma entrada atabalhoada para a Câmara e é importante que o tenha feito, é importante que se cumpra o programa, é importante que se “arrume a casa” como era slogan na altura. Por exemplo o equilíbrio das contas, muitíssimo importante, mais ainda com as novas regras para o endividamento local. E ao contrário do que o candidato da tua direita diz, a dívida nunca é boa, mesmo quando esta seja contraída “por boas razões”, “razões de Estado”, assim o disse na Grande Entrevista.
Tenho sérias dúvidas que Helena Roseta não conseguisse entrar (arranjar o tacho) para a Câmara, eleita pelo Movimento CPL, como cidadã independente candidata (não coligada com PS), poderia não ter lugar cimeiro na lista mas estaria na Câmara a lutar por aquilo que afirma serem os ideais do Movimento CPL: a crescente e necessária transparência na Câmara de Lisboa e a aproximação do centro decisório Administrativo e Político do povo lisboeta. Resta saber como será quando tiver (se a coligação de esquerda ganhar as eleições, obviamente) o poder nas suas mãos. Fica a pergunta, será o Movimento CPL um movimento/partido de oposição? Ou pelo contrário um movimento/partido de governo? Aguardemos…
2. “E o seu "Movimento"? Acha que se sente feliz por ser de certa maneira partidarizado, ou acha que se sente traído, pelo facto de esta senhora se ter fartado dele e ter voltado à base?”
R.: Remeto a resposta para este link: http://www.cidadaosporlisboa.org/index.htm?no=601500. A decisão de coligação não parte da cidadã Helena Roseta, é negociada pelo Movimento CPL e é no link acima que se consubstancia! Esta foi/é a decisão do “Movimento” e não a decisão de Helena Roseta por si só.

Espero ter apaziguado a tua alma irrequieta de cidadão Português atento e preocupado. By the way e só para que não saias de mãos a abanar, espero que a coligação de Esquerda vença o candidato Pedro Santana “Berlusconi” Lopes. =P
PS (sendo que aqui deve ser entendido como Post Scriptum e não como uma forma subtil de propagandear o Partido Socialista) - Os temas do blog não se vão limitar aos temas sobre o que já foi escrito por isso deixem opinião na votação na sidebar....ou sugiram nos comentários aos posts.

2 recortes:

  1. Christian
    17 de julho de 2009 às 03:23

    "Em 2007 abandona o PS e candidata-se a presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com o Movimento Cidadãos por Lisboa." Ponto 1: ela já não pertence ao PS, daí que eu fale em baralhar e voltar a dar. Ponto 2: o Movimento surgiu da necessidade de "combater" o PS, daí que eu pense que isto seja a tremenda hipócrisia que é. Ponto 3: sim, foi o Movimento que negociou, mas quem conheces do Movimento? Quem manda no Movimento? Eu digo-te: Helena Roseta. E os outros membros que podem fazer? Contrariá-la? Expulsá-la do Movimento? Ela é o Movimento!
    Tens de ser mais prático e objectivo a ver as situações, parceiro... E mais não digo, porque vou dormir. Cumprimentos!

  1. Sean
    17 de julho de 2009 às 10:11

    Correcção do erro, ela abandonou de facto o Partido Socialista em 2007, entregando o seu cartão de militante mas com esta coligação não volta ao PS, ela continua a ser candidata pelo Movimento CPL, esse sim em coligação com o PS. O propósito da candidatura como independente nunca foi combater o PS, passo a citar Helena Roseta, nas eleições autárquicas de Lisboa´07 "Como cidadã e como lisboeta, sinto-me no direito e no dever de contribuir com urgência para uma solução política que devolva à gestão da cidade a dignidade, a transparência e a seriedade que lhe têm faltado", relembro que a anterior Câmara era da tua direita. De facto, dizer que ela é o Movimento por ser a única falada na Comunicação-Social, por ser a cabeça de Lista, por ter saído do PS e formado um Movimento, porque sim, parece-me muito pouco objectivo, em 2007 entraram 3 vareadores para a Câmara pelo Movimento e este ano já há nomes para o número 2 da Lista, por isto o Movimento parece-me seguro por agora e com gente para dar a cara por ele.

Enviar um comentário