Menos um grande escritor

sexta-feira, 18 de junho de 2010 by l.



Morreu José Saramago. A homenagem do blog impõe-se, com uma ressalva: esta não o é a José Saramago enquanto pessoa e cidadão (esse não me merece o mínimo respeito), mas apenas a José Saramago escritor e Prémio Nobel da Literatura. Descanse em paz, homem.

22 recortes:

  1. Sofia Martins
    18 de junho de 2010 às 17:34

    Todos merecem, pelo menos, o mínimo respeito.. E não sei pqê tto alarido, o homem simplesmente não tinha medo de dizer aqilo qe pensava. São opiniões e escolhas. Ele fez as dele.
    Em pleno séc XXI há um homem qe escreve não sei o qê sobre Deus e diz isto e aqilo sobre Portugal e quase é apedrejado. Liberdade de expressão, debate ideológico o tanas! Continuamos os mesmos retrogradas de há 50 anos atrás. Mas agora temos os morangos c açucar, e somos rebeldes.
    Certo é qe, falem bem ou mal, falam dele. Já é alguma coisa..
    Isto só pqe achei este post demasiado.. duro.

  1. l.
    18 de junho de 2010 às 18:00

    Eu não disse que Saramago não me merecia respeito: eu disse que o Saramago enquanto cidadão não o merecia.

    Sobre Deus pode escrever o que quiser, não me faz diferença nenhuma. Sobre Portugal pode também dizer o que quiser, mas eu também posso ficar a pensar dele o que quero e a escrever o que quiser sobre a pessoa, correcto? Ou a liberdade de expressão é só para alguns?

    E podes chamar-me retrógrado à vontade, tenho noção de que em muitas coisas o posso ser. Não nisto. Ou achar que os portugueses devem amar a pátria é retrógrado? Não digo que só deva gostar de Portugal! Mas enquanto português acho que deve algum respeito à sua pátria.

    Eu falo dele, e dou-lhe todos os méritos enquanto escritor. Gostava de lhe poder dar os mesmos enquanto pessoa, mas infelizmente não sou capaz. E não sou duro. Lá no fundo, este post é uma homenagem. Como pode ser dura a homenagem a um "grande escritor", como digo no título?

  1. Jeanne
    18 de junho de 2010 às 19:14

    Christian, concordo.
    Mais que nunca os nossos jovens precisam de exemplos.
    Exemplos que vão para além dos pais e dos professores.
    Esses exemplos são políticos, escritores, comentadores, actores, músicos, you name it.
    Saramago é português. Foi Portugal que lhe deu vida. E por isso devia respeitá-lo, apesar dos seus defeitos.
    Ninguém, nada é perfeito.
    Eu tenho dois países de que muito gosto. Um é dos países mais inovadores, ricos e qualidade de vida do mundo. O outro é Portugal.
    Eu escolhi Portugal porque me sinto bem aqui. Porque nasci aqui. Porque independentemente de corrupção, conservadorismo, seja o que for, acho que devo contribuir para fazer deste um país melhor.
    Se Saramago achava que tinha tanta razão, porque é que da literatura, das palavras e do cartão de militante não passava à acção?

    Não é por isso, que deixa de ser um ícone literário. Goste eu dele ou não. Marcou o nosso país, marcou a nossa população e catapultou a nossa literatura além fronteiras.
    Daí merecer o nosso respeito.

  1. l.
    18 de junho de 2010 às 19:32

    Nem mais. É precisamente isso, Jeanne. Saramago tem o meu respeito, não só por ser um escritor de méritos reconhecidos, mas porque gosto do tipo de literatura dele. Mas pelo resto, não o tem. Porque podia e devia ter feito mais por Portugal (tinha prestígio e meios para tal), e optou por abandonar o barco.

    Muito obrigado por comentar, e espero que o faça mais vezes :)

  1. Jeanne
    19 de junho de 2010 às 00:33

    Tens sorte Christian. Ganhaste a minha atenção porque tens precisamente à minha direita um dos blogs em que escrevo com o meu alter-ego. =)
    Agora vou passar a dar-te muito mais atenção!

  1. l.
    19 de junho de 2010 às 00:54

    E vais ao menos dizer qual é o blog? ;)

  1. Jeanne
    19 de junho de 2010 às 01:09

    Digamos que sou muito Psycho ;)

  1. l.
    19 de junho de 2010 às 01:19

    Digamos que tenho uma amiga que também o é... :)

  1. Jeanne
    19 de junho de 2010 às 01:20

    Agora tens duas! A T e a Jeanne! =)

  1. l.
    19 de junho de 2010 às 01:41

    Duas que são uma só, já vi ;)

  1. fernandopedro
    19 de junho de 2010 às 02:31

    Olá,
    porque é que não merece ser respeitado enquanto pessoa?
    Nota que a pergunta é mesmo legítima e verdadeira!, nunca o conheci enquanto pessoa e cativa-me aquela treta de revista cor-de-rosa da vida pessoal dos artistas =P

  1. l.
    19 de junho de 2010 às 02:51

    Eu digo isso porque consta que implementou uma "ditadura" no DN em 75, onde despedia quem não era comunista, pelo que me contaram no twitter, e fez algumas intervenções anti-semitas, onde mostrou o seu desgosto pelos judeus. Não quero dizer que não merece dignidade humana, referia-me a "pessoa" mais enquanto ser integrado numa comunidade, e não enquanto ser humano como eu e tu. Se calhar foi isso que percebeste, não sei...

    E se estavas à espera de traições às mulheres e cenas assim mais giras, pelo que eu sei não há ;)

  1. Jeanne
    19 de junho de 2010 às 20:15

    Christian,

    Por acaso somos mesmo duas amigas diferentes. Eu sou luso-escandinava, ela é luso-suíça. Eu sou mais ou menos loura, ela é morena. Para além de que, por mais que me tenha cruzado contigo no Bar Velho, não somos da mesma faculdade ;)

  1. Jeanne
    19 de junho de 2010 às 20:15

    E sim, ele foi muito mauzinho para jornalistas. Do género ameaças e tal.

  1. l.
    19 de junho de 2010 às 20:25

    Então fico à espera que te apresentes, quando tiveres oportunidade :)

  1. Jeanne
    19 de junho de 2010 às 20:34

    Temos é algo em comum. Os três! ELSA! =D

  1. l.
    19 de junho de 2010 às 21:48

    Então estás a falar com a pessoa errada! ;) estás a pensar no meu colega de blog, de certeza...

  1. Jeanne
    20 de junho de 2010 às 01:13 Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Jeanne
    20 de junho de 2010 às 01:14

    Possível! Foi ele que me indicou via Fb o post. Então talvez nos conheçamos de outros eventos certamente! Malta da vossa ilustre casa não conheço pouca =)

  1. Jeanne
    20 de junho de 2010 às 01:19

    Nesse caso vais ter de ser tu a apresentar-te, by the way!

  1. Sean
    20 de junho de 2010 às 16:34

    A pista da luso-escandinava foi reveladora! Eu sim, tenho coisas em comum com a loira e a morena ;) ELSA! Enigmas bastante engraçados ;)

  1. Jeanne
    20 de junho de 2010 às 19:15

    Oh Sean, mas nós já nos conhecemos em ELSA work. (O que é interessante tendo em conta que maior parte da malta vou conhecendo através de amigos!)

Enviar um comentário